Pular para o conteúdo principal

O reino de Deus versus o reino deste mundo: A cultura cristã e a antítese


Tem sido comum a interpretação de que, quando falamos de graça comum, mandato cultural e temas relacionados, estamos, na verdade, tentando encontrar uma justificativa para o envolvimento pecaminoso com o mundo.
A fé reformada reconhece a ação graciosa de Deus dentro e fora da igreja (graça comum) e entende o comissionamento bíblico para que o crente exerça domínio sobre a cultura. Mas existe uma oposição que não se dá entre Ciência e Religião, mas sim entre crenças diferentes. Chamamos essa divergência de antítese.
A antítese é um contraste ou oposição entre duas ideias e, neste nosso estudo, significa uma dualidade na cultura, ou seja, uma cultura crédula em oposição a uma cultura apóstata. Por que isso ocorre? Porque não há comunhão espiritual entre o crente e o ímpio (2Co 6.15). Analisando esse contraste mais profundamente, podemos falar de uma antítese absoluta, que permeia a existência total, que não deixa área alguma da vida intocada.

I. O reino de Deus versus o reino deste mundo

Não é bíblica a ideia de uma equivalência entre Deus e Satanás, entre o bem e o mal. O conceito bíblico de antítese, amplamente defendido por Abraham Kuyper, no século 19, refere-se à hostilidade que Deus estabeleceu entre a semente da mulher e a semente da serpente.
A semente da mulher tem seu cumprimento cabal em Cristo (Gn 3.15 aponta para Jesus), mas aplica-se também a todos aqueles que se tornam seu corpo: a Igreja. A semente da serpente são todos aqueles que vivem em inimizade com Deus e que persistem em sua apostasia fora da aliança.
Agostinho trabalhou com conceito semelhante para compor a obra A Cidade de Deus (De Civitate Dei), onde apresenta forças espirituais (as duas cidades) em oposição. Porém, quando a Igreja se torna secularizada e toma a forma do mundo (contra Rm 12.2), não percebe a antítese.
Outra forma de entender a antítese é a proposta pelo Dr. Gerard van Groningen, que explica a tensão entre os reinos mencionando o reino parasita que se instalou no reino de Deus. É parasita porque não tem vida própria e prejudica a saúde de seu hospedeiro.
A. Filhos da luz versus filhos das trevas           
Se existem dois reinos em oposição, logicamente seus súditos estão em constante conflito, o que é claramente delineado nos fatos descritos pelas Escrituras:
  • O assassinato de Abel por Caim.
  • Noé, pregador da justiça, “aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo” (Hb 11.7).
  • José estava predestinado a exercer domínio sobre seus irmãos.
  • O povo hebreu sofre nas mãos dos Faraós do Egito.
  • Davi batalha contra os filisteus e é perseguido Saul.
  • Os judeus quase são exterminados devido ao plano de Amã.
  • O menino Jesus, alvo da ira assassina de Herodes.
Todos os que estão em Cristo, o segundo Adão, estão vivos diante de Deus e são, portanto, chamados a essa batalha da qual a Bíblia fala (Ef 6.10ss.; Rm 7.15-25; 1Co 1.18-39; 2.6-16; 16.22; 2Co 4. 3-6; 6. 14-18; 10. 3-6). Cristo é o Mantenedor da aliança, o Restaurador da Lei, a raiz da humanidade restaurada, e sempre responsável pela criação e manutenção de reino e súditos. Aqueles que não foram restaurados continuam a existir em apostasia a Deus.
A disputa está enraizada no coração e afeta a vida inteira de todos os homens. Nem um único aspecto da vida, até mesmo aquele que parece mais “neutro”, fica fora dessa antítese.
O entendimento da soberania de Deus sobre toda a criação é importante e cheio de implicações. O senhorio de Jesus não é parcial, pois se estende à totalidade da criação de Deus. Este mesmo Deus proclamou a antítese no paraíso: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente” (Gn 3.15). O Filho de Deus confirmou essa proclamação quando disse: “O meu reino não é deste mundo” (Jo 18.36); e “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada” (Mt 10.34). Jesus foi odiado por este mundo e assim também serão seus discípulos (2Tm 3.12).
O ódio do mundo em relação à Igreja não deve nos causar nenhuma surpresa (1Jo 3.13), pois é uma manifestação da oposição entre os reinos e se dá tanto no campo das religiões quanto no campo da cultura. Esse ódio nem sempre é expresso em perseguições e mortes; pode ser bem mais sutil: quando despreza o conceito bíblico de família, quando nega a realidade do pecado, quando tenta destruir a doutrina bíblica da Criação, quando nega a realidade sobrenatural das Escrituras, mas estimula ao esoterismo e misticismo, ou quando insiste no discurso da cultura “neutra”.
A obra de Abraham Kuyper se tornou extremamente relevante porque recolocou essa compreensão bíblica na pauta do debate teológico contemporâneo, defendendo que essa é a maneira correta de tentar ler nossa época e oferecer resposta cristã para nossa cultura. A disputa real ocorre em uma dimensão mais profunda do que estamos acostumados a enxergar. “… o conflito não é entre fé e ciência, mas entre a afirmação de que o cosmos, como existe hoje, está numa condição normal ou anormal. Se ele é normal, então ele se move por meio de uma evolução eterna de suas potências até seu ideal. Mas se o cosmos em sua presente condição é anormal, então um distúrbio aconteceu no passado, e somente um poder regenerador pode garantir o alcance final de seu alvo. (…) Portanto, nem a fé nem a ciência, mas dois sistemas científicos ou se vocês preferirem, duas elaborações cientificas são opostas uma a outra, cada uma tendo sua própria fé. Nem pode ser dito que é aqui que a Ciência se opõe à Teologia, pois temos de tratar com duas formas absolutas de Ciência, ambas as quais reivindicam o domínio completo do conhecimento humano e ambas as quais têm uma sugestão acerca de seu próprio Ser supremo como o ponto de partida para sua cosmovisão” (Kuyper, 2002, p.138-139).
Há uma autêntica oposição contra a Igreja, dada a própria natureza do diabo, apesar de a Igreja viver perigosamente, como se estivesse em trégua com Satanás. Ele não dá trégua, pois veio somente para roubar, matar e destruir (Jo 10.10), rodeando à procura de alguém para devorar (1Pe 5.8), sem poupar velhos ou crianças (Mc 9.20-22), tentando até Jesus (Mt 4.1-11), contribuindo para que os seres humanos busquem em primeiro lugar a própria glória e não o reino de Deus (Gn 3).
B. Não existe meio-termo
No Antigo Testamento, o profeta Elias se levantou como alguém que tem consciência da antítese em tempos de apostasia. O povo estava dividido entre dois pensamentos, e o profeta cobrou um posicionamento: se Yahweh é Deus, então o povo deveria segui-lo; se Baal é Deus, então que seguissem a Baal (1Rs 18.20-22). A neutralidade é impossível. A covardia do povo está em contraste com a coragem de Elias, que, sozinho, lutou em defesa de sua posição de que só Yahweh é o verdadeiro Deus (que é o significado do nome Elias). Jezabel, por outro lado, defendia que Baal também era deus e tinha direito de igualdade com o deus dos hebreus. Porém, o verdadeiro Deus, que criou o sol e que teve poder para destruir Sodoma e Gomorra com fogo, enviou fogo dos céus no Monte Carmelo (1Rs 18. 23-40). Jezabel, então, tentou matar Elias (1Rs 19.1-3).
No Novo Testamento, a batalha continua, mas em um modo de luta diferente, não mais física, em que os inimigos da aliança são exterminados. É uma luta espiritual (Ef 6.10-20; 2Co 10.5) que, na verdade, sempre foi o verdadeiro conflito, desde antes da criação.

II. O que significa reino de Deus?[1]           

Não podemos ser seguidores fiéis de Cristo, o Rei, sem sermos cidadãos fiéis de seu reino e saber o que isto significa. Há muito material nas Escrituras que trata dessa temática do reino. Jesus enfaticamente chama atenção para este assunto: “Buscai (…) em primeiro lugar, o seu reino” (Mt 6.33). Isto mostra o relacionamento entre o reino de Deus e a vida cristã. Desse modo, Jesus ensina que devemos ter uma compreensão apropriada a respeito da natureza de nossa atitude como cidadãos do reino de Deus.           
O reino de Deus pode ser entendido como aquele reino sobre o qual o Rei designado por Deus – Jesus – está presentemente reinando por meio e na vida de seu povo, realizando sua vontade “na terra como no céu” (Mt 6.10).           
Os escritores do Antigo Testamento compreendiam a centralidade e a abrangência do reino. Davi, por exemplo, orava: “Teu, Senhor, é o reino” (1Cr 29.11; Sl 103.19). O reino também aparece descrito nas visões de Daniel (Dn 7.27).           
No Novo Testamento, a mensagem do reino é central nas primeiras pregações de João Batista e de Jesus (Mt 3.2; 4.17). Após sua ressurreição, a temática do reino continua a ser ênfase nas palavras de Jesus aos discípulos (At 1.3).           
Filipe (At 8.12), Paulo (At 20.25; 28.31), o autor de Hebreus (Hb 12.28), Tiago (2.5) e Pedro (2Pe2.11) também falaram das dimensões eternas desse reino já presente. Porém, a mais completa descrição do reino de Deus nos é dada por Jesus no Sermão do Monte (Mt 5–7), onde ele nos mostra como devemos viver no reino que ainda está sob influencia do pecado. O reino de Deus é esta realidade em que seus súditos desejam morrer para o mundo. Por isso, quando os cristãos repetem a oração ensinada por Jesus, pedem: “Venha o teu reino” (Mt 6.10). “…não estão pedindo para que o reino de Deus materialize a sua existência. O reino de Deus sempre existiu, desde a eternidade. Ele estava presente na criação quando Deus, o Rei, disse “Façamos”, e então passou a criar plantas e o reino animal para que estes se enquadrassem dentro do seu reino. O reino de Deus estava presente no paraíso quando nossos primeiros pais se voltaram contra ele. Desde então, as pessoas têm se revoltado regularmente contra a soberania divina ou a ignorado. É por isso que Jesus ensinou aos seus discípulos para orarem por um milagre: que as pessoas parassem de se rebelar contra a vontade de Deus, deixassem de ignorá-lo e, em vez disso, tentassem se conformar à vontade de Deus. Na oração do nosso Senhor, “o teu reino” significa “Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”. Para que isso aconteça, os corações devem estar regenerados e muitas outras coisas devem ocorrer, além disso” (Plantinga Jr, p. 108).
A confissão da antítese como fato e princípio não constitui uma negação da doutrina da graça comum, pois essas doutrinas são correlativas na revelação. Crentes e incrédulos possuem muito em comum: ambos possuem a natureza humana, são portadores da imagem de Deus, são pecadores, respondem à pregação do evangelho (os eleitos respondem positivamente) e ambos compartilham o mundo físico inteiro no tempo e no espaço, o mandato e as exigências culturais, o terreno no qual devem trabalhar e desenvolver a vida de interação social.
Com isso, queremos dizer o seguinte: existe dignidade – que deve ser reconhecida – em qualquer trabalho humano dado por Deus, não havendo a necessidade de rotulá-lo de “cristão” para que haja a interação entre os reinos. Uma fábrica de automóveis, por exemplo, mesmo não sendo de propriedade de um cristão e tendo, na sua maioria, empregados não cristãos, preserva honra porque se tornou realidade graças ao mesmo Deus que criou e sustenta a Igreja. Mas Caim é sempre Caim, e a cidade do homem jamais se torna a cidade de Deus, até o final da História.

Conclusão           

Reconhecer a antítese não significa promover violência contra os não cristãos. O deus deste século cegou o entendimento deles, e nós não sabemos quem são os salvos e quem não são. Embora seja preciso tomar posição, nosso discurso a respeito da verdade deve ser feito sempre em amor, alicerçado na certeza de que o Espírito é quem concede o convencimento. 

Aplicação

Não é à toa que Paulo fala de uma armadura espiritual (Ef 6.10-20), cujas partes jamais podem ser tratadas como itens de decoração ou artigos de colecionador. A Igreja de Cristo está em constante antítese contra o reino deste mundo.           
Talvez você esteja se perguntando como combater esse combate. A resposta é bem simples: precisamos orar mais, dedicar mais tempo à leitura da Palavra, nos esforçarmos para falar de Jesus a um número cada vez maior de pessoas e investir tempo no discipulado de novos convertidos.
Nota
[1] Adaptado de TCHIVIDJIAN, Tullian. Fora de Moda. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

>> Estudo adaptado do livro O conceito calvinista de cultura, de Henry van Til, publicado pela Editora Cultura Cristã. Autoria: Adenauer Morais Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem são os 7 pastores mais respeitados do Mundo; Saiba agora

Não é uma tarefa tão fácil escolher entre tantos o 7 pastores mais respeitados do Brasil. Com certeza alguém poderá ficar de fora, outra questão é escolher entre as tantas linhas religiosas que existem Não é uma tarefa tão fácil escolher entre tantos o 7 pastores mais respeitados do Brasil. Com certeza alguém poderá ficar de fora, outra questão é escolher entre as tantas linhas religiosas que existem. Outra pergunta é: Ele é tão bom, se é! Por que é? Ou é escolhido bom apenas pela sua fama? Muitas vezes o bom é aquele que contraria as multidões, mas o bom pode também estar entre as multidões, “Não devemos esquecer que por se tratar da Palavra de Deus, o discurso do pregador deve ser embasado nas Escrituras sempre” então fica ai minha dica e junto também uma de suas mensagem. No VÍDEO abaixo você vai conferir os nomes dos pastores que o Brasil inteiro conhece. São pastores de grandes ministérios que contem números altos de fieis sobre a presença de Deus. Hoje nas

Mais um que apoia o Partido das Trevas: Pastor Daniel Elias da Assembleia de Deus vira garoto propaganda do PT para atrair evangélicos

O pastor é uma das armas do PT para se infiltrar nas igrejas evangélicas Pastor Daniel Elias (Reprodução) A nova estratégia do PT (Partido dos Trabalhadores), para ter um melhor desempenho nas eleições municipais de 2020, é a aproximação dos evangélicos. A pedido do ex-presidente Lula, o partido está criando núcleos evangélicos nos estados para tentar conquistar a classe evangélica que já provou que pode fazer a diferença nas urnas. Uma das armas do PT para se infiltrar nas igrejas é o pastor da Assembleia de Deus de Duque de Caxias RJ, Daniel Elias. O líder religioso é militante do PT e discípulo fiel de Lula. Há um ano ele virou notícia em todo país quando viajou até Curitiba, no Paraná, para realizar um ato profético em favor do ex-presidente que estava preso na carceragem da Polícia Federal (PF). Daniel Elias, de 38 anos, ungiu o cadeado do portão da sede da PF. O pastor admite que a articulação enfrenta dificuldades.  “O grupo ligado à direita chegou primeiro

IRMÃ DULCE, SANTA? SERÁ? IRMÃ DULCE E O SEU LADO OBSCURO

IRMÃ DULCE E O SEU LADO OBSCURO Retrato de Irmã Dulce Deixar de reconhecer que a D. Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, filha de Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito, conhecida mundialmente como Irmã Dulce, fez um trabalho filantrópico, sacrificial, e altruísta, é ser um ignorante, tendencioso e ingrato. Nascida em 26 de maio de 1914, na capital baiana, e falecida no dia 13 de março de 1992,  foi uma religiosa católica brasileira que dedicou a sua vida a ajudar os doentes e os mais necessitados. Foi beatificada pelo Papa Bento XVI, no dia 10 de dezembro de 2010, passando a ser reconhecida com o título de "Bem-aventurada Dulce dos Pobres". Será canonizada pelo Papa Francisco em uma celebração no Vaticano no dia 13 de outubro de 2019. Por ser muito jovem ela foi recusada pelo Convento de Santa Clara. Formou-se em professora primaria em 08 de fevereiro de 1932 e um ano após entrou para a Congregação Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição de D