Por Michael Caceres

Emmanuel Macron em conferência de imprensa (Foto: YouTube)
O presidente da França, Emmanuel Macron, foi questionado sobre a possibilidade de definir um “status internacional” para a Amazônia, respondendo que isso não está descartado.
Ele afirmou considerar que esse pode ser o caso se o “Estado soberano” tomar de “maneira clara e concreta medidas que se opõem ao interesse de todo o planeta.
“A verdade é que associações, ONGs e atores internacionais, inclusive jurídicos, questionaram em diversos anos se era possível definir um status internacional para a Amazônia”, afirmou Macron.
O presidente francês também afirmou que apesar do tema não ter entrado na pauta de discussões do G7, grupo dos países ricos, isso permanece aberto.
“Ele [Bolsonaro] deseja ser respeitado como ator nesse jogo, mas acredito que ele tem consciência desse tema – em todo caso, eu prefiro ter essa esperança. Não é hoje que vamos decidir nada sobre isso, mas é um tema que permanece aberto e continuará a prosperar, nos próximos meses e anos”, declarou.
Mais cedo, em entrevista a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro havia questionado o interesse de Macron em oferecer ajuda para as ações de combate às queimadas na região amazônica.
Bolsonaro comentou o anuncio do francês de que os países ricos enviariam ajuda para combater o desmatamento na floresta.
“‘Macron promete ajuda de países ricos à Amazônia’. Será que alguém ajuda alguém – a não ser uma pessoa pobre, né? – sem retorno? […] O que que eles querem lá há tanto tempo?”, questionou Bolsonaro.
Fonte: Gospel Prime
0 Comentários