Notícias do Mundo Inteiro

Header Ads

Soberania ameaçada: Macron fala em “status internacional” da Amazônia

Presidente brasileiro havia questionado interesse do francês em ajudar Amazônia.

Por Michael Caceres

Emmanuel Macron em conferência de imprensa
Emmanuel Macron em conferência de imprensa (Foto: YouTube)

O presidente da França, Emmanuel Macron, foi questionado sobre a possibilidade de definir um “status internacional” para a Amazônia, respondendo que isso não está descartado.
Ele afirmou considerar que esse pode ser o caso se o “Estado soberano” tomar de “maneira clara e concreta medidas que se opõem ao interesse de todo o planeta.
“A verdade é que associações, ONGs e atores internacionais, inclusive jurídicos, questionaram em diversos anos se era possível definir um status internacional para a Amazônia”, afirmou Macron.
O presidente francês também afirmou que apesar do tema não ter entrado na pauta de discussões do G7, grupo dos países ricos, isso permanece aberto.
“Ele [Bolsonaro] deseja ser respeitado como ator nesse jogo, mas acredito que ele tem consciência desse tema – em todo caso, eu prefiro ter essa esperança. Não é hoje que vamos decidir nada sobre isso, mas é um tema que permanece aberto e continuará a prosperar, nos próximos meses e anos”, declarou.
Mais cedo, em entrevista a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro havia questionado o interesse de Macron em oferecer ajuda para as ações de combate às queimadas na região amazônica.
Bolsonaro comentou o anuncio do francês de que os países ricos enviariam ajuda para combater o desmatamento na floresta.
“‘Macron promete ajuda de países ricos à Amazônia’. Será que alguém ajuda alguém – a não ser uma pessoa pobre, né? – sem retorno? […] O que que eles querem lá há tanto tempo?”, questionou Bolsonaro.
Fonte: Gospel Prime



Postar um comentário

0 Comentários