Notícias do Mundo Inteiro

Header Ads

Análise: Quando ninguém discorda de você é um mau sinal

Opiniões divergentes trazem conhecimento e desenvolvimento
Opiniões divergentes trazem conhecimento e desenvolvimentopixabay


É de conhecimento geral que as pessoas tendem a viver fechadas em suas bolhas, dentro das quais todos têm as mesmas opiniões sobre quase tudo e parecem viver em perfeita harmonia. Isso vale para o mundo real e também para o virtual.

Não há embates, discordâncias nem discussões, o que causa uma impressão de bem-estar e até mesmo de uma certa paz. Porém, onde não há diferença de opiniões não há troca de ideias, não há contrapontos e – me arrisco a dizer – também não há inteligência.


Em toda e qualquer sociedade evoluída sempre haverá opiniões divergentes e é exatamente isso que traz crescimento e desenvolvimento. A oposição existe para apontar os erros da situação e vice-versa. E, quando isso é feito com isonomia, todos saem ganhando. Não havendo oposição, a situação manda e desmanda e esse excesso de poder é altamente perigoso.
O mesmo acontece na vida de cada um de nós. Se não houver quem nos critique e que nos alerte sobre nossos erros, que tipo de pessoas nos tornaremos? Uma pessoa que realmente acredita que não há falhas naquilo que faz, diz ou pensa é alguém de quem devemos manter a maior distância possível.
Ao longo da história vemos que todos os tiranos se cercaram de bajuladores, enquanto as pessoas bem-sucedidas valorizaram a verdadeira diversidade, buscaram as críticas e transformaram os contrapontos em combustível tanto para seu desenvolvimento próprio como de seus projetos. Se Einstein, Thomas Edison, Graham Bell, Da Vinci e tanto outros pensassem como todas as demais pessoas de suas épocas, onde estaríamos hoje?
O mundo precisa de quem pense diferente, de gente disposta a andar na contramão sem se importar com o que a maioria pensa, diz ou faz. Ainda mais nos dias de hoje, em que vivemos em uma sociedade descomprometida com os valores, a ética e a justiça e na qual o certo é ridicularizado e o errado já não envergonha quase ninguém.
Ouvir críticas e ter de lidar com pessoas que discordam de nós não é fácil, mas é exatamente por isso que poucos são aqueles que alcançam o sucesso. Portanto, se ninguém está lhe criticando, se todos ao seu redor concordam com o que você  diz, cuidado. Você está em uma zona muito perigosa e é preciso sair dela o quanto antes.
Patricia Lages/R7

Postar um comentário

0 Comentários