Pular para o conteúdo principal

Governo divide pagamentos do 'coronavoucher' em três grupos

Por Caio Junqueira, CNN 
R$600,00 de auxílio
Paulo Guedes

       Ministro da Economia, Paulo Guedes (09.mar.2020) Foto: Adriano Machado/Reuters


O governo vai dividir em três grupos os beneficiários do pagamento do 'coronavoucher':
1) pessoas que já estão no cadastro único do governo como beneficiários de programas sociais (à exceção do Bolsa Família)
2) beneficiários do Bolsa Família
3) trabalhadores informais.
O valor do benefício é de R$ 600. 
O primeiro grupo - aqueles inseridos no Cadastro Único exceto os do Bolsa Família -  devem começar a receber o coronavoucher nesta semana. A data ainda está sendo fechada, mas o governo prevê que seja até sexta-feira. São cerca de 10 milhões de pessoas. 
O segundo grupo é o das pessoas que estão cadastradas no Bolsa Família. As que recebem o benefício e preenchem os requisitos do coronavoucher receberão os dois valores na mesma data que já recebem o Bolsa Família.
O pagamento, portanto, seguirá o cronograma normal do Bolsa e será feito a partir do dia 16 (O Bolsa Família tem o pagamento dividido em diversos dias). Aqui são 12 milhões de pessoas. 
O terceiro grupo é o dos autônomos. Como não há um cadastro específico para eles, o governo vai lançar um aplicativo nesta semana para que eles se cadastrem. O governo então irá analisar se eles preenchem os requisitos. Seus dados serão encaminhados, por exemplo, à Receita Federal e ao Dataprev, o sistema de dados da Previdência.
Depois serão devolvidos para que a Caixa Econômica Federal possa fazer o pagamento. A própria Caixa calcula que demorará 48 horas para fazer o pagamento após receber o aval da Dataprev. Esse é o a maior grupo, com cerca de 30 milhões de pessoas.
 
O governo, porém, não tem ainda uma data para esses pagamentos. Uma reunião com integrantes do Ministério da Cidadania e da Caixa deve ser realizada nas próximas horas para tratar do assunto. A ideia, porém, é que os pagamentos desse grupo comecem a ser feitos antes do dia 16. 

A ideia de lançar um aplicativo e de aventar os pagamentos em subgrupos foi revelada pela CNN na semana passada, bem como a preocupação do governo com o incremento de beneficiários.
Fonte: CNN/Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍTICA SOCIAL Vergonha para os baianos: dos 100 piores municípios para se viver em todo país, quase metade desses estão no estado da Bahia

Foto: Jucuruçu, no extremo sul da Bahia, é citado na lista Quatro em cada dez cidades brasileiras consideradas as piores para se viver ficam na Bahia. A informação é baseada em um relatório divulgado anualmente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que considera um índice similar ao IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, que avalia longevidade, educação e renda da população) da Organização das Nações Unidas. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) acompanha o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros também em três áreas de atuação: emprego e renda, educação e saúde. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) e quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. De acordo com os dados da Firjan, 55,2% do total das cidades possuem desenvolvimento moderado, e 1,9% (106 cidades) estão com baixo desenvolvimento, ou seja, abaixo de 0,4. Apenas 332 cidades (6% do total) possuem alto d

Mais um que apoia o Partido das Trevas: Pastor Daniel Elias da Assembleia de Deus vira garoto propaganda do PT para atrair evangélicos

O pastor é uma das armas do PT para se infiltrar nas igrejas evangélicas Pastor Daniel Elias (Reprodução) A nova estratégia do PT (Partido dos Trabalhadores), para ter um melhor desempenho nas eleições municipais de 2020, é a aproximação dos evangélicos. A pedido do ex-presidente Lula, o partido está criando núcleos evangélicos nos estados para tentar conquistar a classe evangélica que já provou que pode fazer a diferença nas urnas. Uma das armas do PT para se infiltrar nas igrejas é o pastor da Assembleia de Deus de Duque de Caxias RJ, Daniel Elias. O líder religioso é militante do PT e discípulo fiel de Lula. Há um ano ele virou notícia em todo país quando viajou até Curitiba, no Paraná, para realizar um ato profético em favor do ex-presidente que estava preso na carceragem da Polícia Federal (PF). Daniel Elias, de 38 anos, ungiu o cadeado do portão da sede da PF. O pastor admite que a articulação enfrenta dificuldades.  “O grupo ligado à direita chegou primeiro

Pastor Josué Brandão pede licença da presidência da Conframadeb para tratar de assuntos pessoais e da saúde

Devido ao grande trabalho em viagens, estudos bíblicos, palestras e manutenção de missionários em toda a Bahia e até fora do estado, o conferencista internacional, Pr. Josué Brandão, pede licença de seu cargo como presidente da CONFRAMADEB, Convenção Fraterna dos ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado da Bahia. Segundo o site de fofoca, O Buxixo Gospel, há comentários de uma suposta infidelidade conjugal. No entanto, nenhuma acusação chegou até a diretoria da Conframdeb acusando-o, segundo um membro da diretoria da convenção. "Colocar em rede sociais uma suposta infidelidade, dita por um suposto membro e sem nenhuma comprovação, é uma irresponsabilidade sem tamanho. Ainda que fosse verdade, isso será averiguado quando houver denúncia formalizada, não deveria expor a imagem de ninguém nessa situação", um membro da diretoria.    Pr. Josué Brandão Nesta imagem acima, o pastor Josué Brandão ministrando um batismo na cidade de Brumad