Pular para o conteúdo principal

10 Razões para não guardar o Sábado

10 Razões para não guardar o Sábado


por Pr. Natanael Rinaldi 



10 RAZÕES PARA O QUARTO MANDAMENTO DO DECÁLOGO NÃO TER SIDO INCLUÍDO NAS COISAS NECESSÁRIAS QUE OS CRISTÃOS GENTIOS DEVERIAM GUARDAR
Atos 15.14 – “Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento”.
Atos 15.28-29 – “Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessáriasque vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada e da prostituição das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá”.
————
1º – Nem Deus nem Cristo incluiu o quarto mandamento na nova aliança. Se o tivessem incluído, ele estaria em algum lugar no Novo Testamento, como os nove outros mandamentos estão.
————
2º – De todas as palavras proferidas por Jesus na terra, somente quatro referências são feitas ao sábado: Mateus 12.8; 24.20; Marcos 2.27-28; Lucas 6.5. Ele apenas ensinou que é correto fazer o bem nesse dia e que nenhum dia é senhor do homem. Nem sequer uma vez ordenou alguma observância particular de nenhum dia específico.
————
3º – O antigo sábado judeu fazia parte do pacto entre Deus e Israel e era um símbolo e sinal daquela aliança (Êxodo 20.8-11; 31.13-28; Ezequiel 20.12-20). O pacto não havia sido feito com os homens antes de Moisés (Deuteronômio 5.2-3), nem com os gentios e a igreja (Deuteronômio 4.7-10; Romanos 2.14). O sábado não é para eles.
————
4º – Dos dez mandamentos, o quarto era o único cerimonial e não uma lei moral. Seu único propósito era celebrar o livramento da escravidão egípcia, quando Israel não tinha descanso (Deuteronômio 5.15). Era apenas uma tipologia do descanso eterno (Colossenses 2.14-17; Hebreus 4.1-11; 10.1). Era natural que ele ficasse fora da nova aliança, na qual a realidade do descanso veio daquilo que era uma sombra (Mateus 11.28.29; Colossenses 2.14-17). 

Os benefícios físicos e espirituais de um descanso podem ser alcançados em qualquer outro dia da semana, e não apenas no sábado.
————
5º – O quarto mandamento era o único que poderia acabar se tornando mera forma sem afetar a moral dos homens. Todos os outros dizem respeito às obrigações morais dos homens. 
É o único dos dez mandamentos que poderia ser eliminado e ainda restar uma lei moral para os homens.
————
6º – Deus predisse e prometeu que Ele eliminaria o antigo sábado judeu (Isaías 1.10-15; Oséias 2.11).
————
7º – Os profetas predisseram que Deus aboliria a antiga aliança e faria uma nova (Isaías 42.6; 49.8; 59.21; Jeremias 31.13-40; 32.37-44; Ezequiel 36.24-38). 

Há uma referência clara a isso no Novo Testamento em Mateus 26.28, Romanos 11.25-29 e Hebreus 8.8-12.
————
8º – Em nenhuma passagem o texto bíblico afirma que os homens devam guardar o sábado judeu para comemorar o antigo descanso da criação. 

O sábado era para comemorar o livramento do Egito (Deuteronômio 5.15). Era necessário para que os judeus pudessem se “lembrar” (Êxodo 20.8).
————
9º – É o único mandamento que poderia ser transgredido e foi transgredido sem que se infringisse uma lei moral. Israel marchou em um sábado (Números 33.3; Levítico 23.5-11; Josué 6.12-16; levantou o tabernáculo (Êxodo 40.1,17 com Levítico 23.5-11); examinou a terra de Canaã (Números 13.25) e lutou (Josué 6.12-16; 1Reis 20.29; 2Reis 3.9).

 Davi e outros transgrediram o sábado e foram considerados inocentes (Mateus 12.2-5).
————
10º – O Novo Testamento permite que os cristãos guardem qualquer dia como sábado, sendo essa uma das coisas flexíveis não incluídas em mandamento pela nova aliança (Romanos 14.1-3; Gálatas 4.9-11;Colossenses 2.14-17). O dia que os cristãos primitivos observavam, não por mandamento, mas por escolha, era o domingo ou o primeiro dia da semana. (Salmo 118.22-24: “A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça de esquina. Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos. Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. 
Mateus 21.42: Disse-lhes Jesus: nunca lestes nas Escrituras: a pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor isso foi feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos? Marcos 16.9: “E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios”. João 20.19: “Chegada pois a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus e pôs-se no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco”. 
Atos 20.7: “E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles e prolongou a prática até à meia-noite”. 2Coríntios 16.1-2: “Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar”.


Fonte: CACP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem são os 7 pastores mais respeitados do Mundo; Saiba agora

Não é uma tarefa tão fácil escolher entre tantos o 7 pastores mais respeitados do Brasil. Com certeza alguém poderá ficar de fora, outra questão é escolher entre as tantas linhas religiosas que existem Não é uma tarefa tão fácil escolher entre tantos o 7 pastores mais respeitados do Brasil. Com certeza alguém poderá ficar de fora, outra questão é escolher entre as tantas linhas religiosas que existem. Outra pergunta é: Ele é tão bom, se é! Por que é? Ou é escolhido bom apenas pela sua fama? Muitas vezes o bom é aquele que contraria as multidões, mas o bom pode também estar entre as multidões, “Não devemos esquecer que por se tratar da Palavra de Deus, o discurso do pregador deve ser embasado nas Escrituras sempre” então fica ai minha dica e junto também uma de suas mensagem. No VÍDEO abaixo você vai conferir os nomes dos pastores que o Brasil inteiro conhece. São pastores de grandes ministérios que contem números altos de fieis sobre a presença de Deus. Hoje nas

Mais um que apoia o Partido das Trevas: Pastor Daniel Elias da Assembleia de Deus vira garoto propaganda do PT para atrair evangélicos

O pastor é uma das armas do PT para se infiltrar nas igrejas evangélicas Pastor Daniel Elias (Reprodução) A nova estratégia do PT (Partido dos Trabalhadores), para ter um melhor desempenho nas eleições municipais de 2020, é a aproximação dos evangélicos. A pedido do ex-presidente Lula, o partido está criando núcleos evangélicos nos estados para tentar conquistar a classe evangélica que já provou que pode fazer a diferença nas urnas. Uma das armas do PT para se infiltrar nas igrejas é o pastor da Assembleia de Deus de Duque de Caxias RJ, Daniel Elias. O líder religioso é militante do PT e discípulo fiel de Lula. Há um ano ele virou notícia em todo país quando viajou até Curitiba, no Paraná, para realizar um ato profético em favor do ex-presidente que estava preso na carceragem da Polícia Federal (PF). Daniel Elias, de 38 anos, ungiu o cadeado do portão da sede da PF. O pastor admite que a articulação enfrenta dificuldades.  “O grupo ligado à direita chegou primeiro

IRMÃ DULCE, SANTA? SERÁ? IRMÃ DULCE E O SEU LADO OBSCURO

IRMÃ DULCE E O SEU LADO OBSCURO Retrato de Irmã Dulce Deixar de reconhecer que a D. Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, filha de Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito, conhecida mundialmente como Irmã Dulce, fez um trabalho filantrópico, sacrificial, e altruísta, é ser um ignorante, tendencioso e ingrato. Nascida em 26 de maio de 1914, na capital baiana, e falecida no dia 13 de março de 1992,  foi uma religiosa católica brasileira que dedicou a sua vida a ajudar os doentes e os mais necessitados. Foi beatificada pelo Papa Bento XVI, no dia 10 de dezembro de 2010, passando a ser reconhecida com o título de "Bem-aventurada Dulce dos Pobres". Será canonizada pelo Papa Francisco em uma celebração no Vaticano no dia 13 de outubro de 2019. Por ser muito jovem ela foi recusada pelo Convento de Santa Clara. Formou-se em professora primaria em 08 de fevereiro de 1932 e um ano após entrou para a Congregação Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição de D