Pular para o conteúdo principal

Lula saúda impacto positivo do coronavírus e imprensa minimiza

Depois de mais uma declaração desastrosa do ex-presidente, a imprensa passa pano e repercute o fato focando apenas em um vago pedido de desculpas


PATRICIA LAGES - R7

Imprensa minimizou fala de Lula sobre o coronavírus

Imprensa minimizou fala de Lula sobre o coronavírus

Andrew Medichini/ Associated Press/ Estadão Conteúdo - 13.02.2020
Uma frase de Denzel Washington define bem como anda o jornalismo dos nossos tempos: “Se você não lê os jornais é desinformado e se lê os jornais é mal informado”. Isso porque o que interessa atualmente é dar a notícia primeiro que todo mundo, mesmo que a informação não tenha sido devidamente checada. Além disso, tudo o que é bombástico é bem-vindo, ainda que destrua a reputação de muita gente.
Nessa corrida pela audiência vale quase tudo. Sim, quase. Não por respeito ao leitor, zelo para com a notícia ou compromisso com a verdade, mas sim, para proteger a todo custo aqueles que, por algum motivo obscuro, podem fazer o que quiserem que sempre “sairão bem na foto”.
E o ex-presidiário Lula – e seus satélites – é um dos protegidos por grande parte da imprensa. Seu conjunto de frases desastrosas ganharia as primeiras páginas dos jornais e as home pages dos sites de notícias caso cumprissem um único requisito: que não tivessem sido ditas por ele.
As frases infelizes do presidente Jair Bolsonaro – que também não perde a oportunidade de proferi-las – são repercutidas à exaustão e, em alguns casos, até com um certo exagero. Tudo e qualquer coisa é tratada como xenofobia, misoginia, machismo e nazismo. Ao contrário das falas de Lula, sempre minimizadas e recebidas como pérolas de bom humor.
O que aconteceria se a frase “Ela (Dilma Rousseff) não é nenhuma nordestina. Ela é uma mulher bem formada”, tivesse sido dita por Bolsonaro? Seria um prato cheio para uma acusação de xenofobia. Mas como saiu da boca de Lula, trata-se apenas de uma frase, e daí?
E se qualquer outra pessoa – que não tem passe-livre com a imprensa – tivesse dito que a cidade gaúcha de Pelotas é exportadora de veado? Homofobia, claro! Mas, não... espere! A frase foi dita por Lula, então foi apenas uma brincadeira!
E o que dizer do silêncio das feministas quando Lula perguntou “Cadê as mulheres de grelo duro do nosso partido? A misoginia da frase foi solenemente ignorada. Ah, gente! Não foi isso que ele quis dizer... Ele só é uma pessoa muito criativa!
E o que dizer da sua admiração pelo representante maior do nazismo demonstrada na frase: “O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro em um homem.” Alguma comoção? Não, nenhuma. Ele apenas mencionou um líder do passado, ué! O que tem isso?
E, finalmente chegamos à pior frase já proferida sobre o coronavírus: “Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus.” Uma saudação clara sobre um “lado positivo” do vírus chinês que, na interpretação de Lula, foi concebido pela natureza. Um tipo de acontecimento orgânico que serve para mostrar ao mundo inteiro o quanto as pessoas devem depender do Estado.
Será que ele se refere àquele mesmo Estado que ele presidiu durante anos e que criou monstros chamados mensalão, petrolão e o maior esquema de corrupção da história brasileira? É desse Estado que devemos depender? Ou é do país onde até mesmo a pobreza foi erradicada, mas que só existe na cabeça desse homem que agora parece ter solução para todos os problemas do Brasil?
Lula até pediu desculpas, mas como todo bom “marqueteiro”, o fez exaltando a si mesmo: “a palavra desculpa foi feita pra gente usar com muita humildade”. E, de quebra, minimizou o fato, dizendo que “‘se’ algum dos 200 milhões de brasileiros ficou ofendido, peço desculpas.” Ou seja, ele é uma pessoa humilde e não ofendeu ninguém, mas “se” alguém se sentiu ofendido, não foi culpa dele.
Nos dias de hoje realmente temos que ter muito critério com o que lemos e ouvimos. Precisamos optar por viver na desinformação ou na má informação. Tempos difíceis.
Autora
Patricia Lages é autora de 5 best-sellers sobre finanças pessoais e empreendedorismo e do blog www.bolsablindada.com.br. É palestrante internacional e comentarista do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem são os 7 pastores mais respeitados do Mundo; Saiba agora

Não é uma tarefa tão fácil escolher entre tantos o 7 pastores mais respeitados do Brasil. Com certeza alguém poderá ficar de fora, outra questão é escolher entre as tantas linhas religiosas que existem Não é uma tarefa tão fácil escolher entre tantos o 7 pastores mais respeitados do Brasil. Com certeza alguém poderá ficar de fora, outra questão é escolher entre as tantas linhas religiosas que existem. Outra pergunta é: Ele é tão bom, se é! Por que é? Ou é escolhido bom apenas pela sua fama? Muitas vezes o bom é aquele que contraria as multidões, mas o bom pode também estar entre as multidões, “Não devemos esquecer que por se tratar da Palavra de Deus, o discurso do pregador deve ser embasado nas Escrituras sempre” então fica ai minha dica e junto também uma de suas mensagem. No VÍDEO abaixo você vai conferir os nomes dos pastores que o Brasil inteiro conhece. São pastores de grandes ministérios que contem números altos de fieis sobre a presença de Deus. Hoje nas

Mais um que apoia o Partido das Trevas: Pastor Daniel Elias da Assembleia de Deus vira garoto propaganda do PT para atrair evangélicos

O pastor é uma das armas do PT para se infiltrar nas igrejas evangélicas Pastor Daniel Elias (Reprodução) A nova estratégia do PT (Partido dos Trabalhadores), para ter um melhor desempenho nas eleições municipais de 2020, é a aproximação dos evangélicos. A pedido do ex-presidente Lula, o partido está criando núcleos evangélicos nos estados para tentar conquistar a classe evangélica que já provou que pode fazer a diferença nas urnas. Uma das armas do PT para se infiltrar nas igrejas é o pastor da Assembleia de Deus de Duque de Caxias RJ, Daniel Elias. O líder religioso é militante do PT e discípulo fiel de Lula. Há um ano ele virou notícia em todo país quando viajou até Curitiba, no Paraná, para realizar um ato profético em favor do ex-presidente que estava preso na carceragem da Polícia Federal (PF). Daniel Elias, de 38 anos, ungiu o cadeado do portão da sede da PF. O pastor admite que a articulação enfrenta dificuldades.  “O grupo ligado à direita chegou primeiro

IRMÃ DULCE, SANTA? SERÁ? IRMÃ DULCE E O SEU LADO OBSCURO

IRMÃ DULCE E O SEU LADO OBSCURO Retrato de Irmã Dulce Deixar de reconhecer que a D. Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, filha de Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito, conhecida mundialmente como Irmã Dulce, fez um trabalho filantrópico, sacrificial, e altruísta, é ser um ignorante, tendencioso e ingrato. Nascida em 26 de maio de 1914, na capital baiana, e falecida no dia 13 de março de 1992,  foi uma religiosa católica brasileira que dedicou a sua vida a ajudar os doentes e os mais necessitados. Foi beatificada pelo Papa Bento XVI, no dia 10 de dezembro de 2010, passando a ser reconhecida com o título de "Bem-aventurada Dulce dos Pobres". Será canonizada pelo Papa Francisco em uma celebração no Vaticano no dia 13 de outubro de 2019. Por ser muito jovem ela foi recusada pelo Convento de Santa Clara. Formou-se em professora primaria em 08 de fevereiro de 1932 e um ano após entrou para a Congregação Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição de D