Notícias do Mundo Inteiro

Header Ads

A China identifica novo vírus respiratório com «grande potencial» para se tornar pandemia



Um novo vírus surge em estudos científicos chineses; detectado como outro vírus respiratório com “potencial pândemico”.
Mesmo com as declarações da OMS de que “a pandemia não está perto de terminar”, foi encontrado outro vírus tão perigoso como o atual.
Especialistas em doenças infecciosas na China encontraram cepas da influenza em porcos chineses, que têm a capacidade de passar para os humanos; de acordo com o que publicou o portal Science.
Procedimentos da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos efetou um estudo explicando que as “cepas quando infetam de maneira massiva a um só suíno, trocam-se genes facilmente” dando lugar a um processo de “reorganização”; este vírus seria chamado G4.
Esta é uma mistura de três gerações do mesmo vírus:
  • Cepas semelhantes em pássaros europeus e asiáticos.
  • Cepas de H1N1 causando a pandemia de 2009.
  • H1N1 dos EUA, misturando gripe aviária, humana e suína.
  • “A variação G4 é particularmente preocupante porque o seu núcleo é um vírus da gripe aviária, ao qual os humanos não têm imunidade, com fragmentos de cepas de mamíferos misturados”, resume o estudo.
    “Parece que este é um vírus da gripe suína que está próximo a emergir em humanos. Claramente esta situação precisa ser monitorada de perto”, disse Edward Holmes, biólogo da Universidade de Sydney.
    Equipes da Universidade Agrícola da China, tomaram amostras em cotonetes de diferentes porcos para análise, o que mostrou que 179 deles têm gripe suína, “O vírus G4 tem mostrado um forte aumento desde 2016, e é o genótipo predominante em circulação em suínos detectados em pelo menos 10 regiões”, revelou a equipe de pesquisadores.
    Atualmente está ativa a vigilância dos genes do G4 por sua rápida adaptação como vírus de humano para humano.
    China tem as maiores explorações de porcos do mundo com 500 milhões de suínos.
      



Postar um comentário

0 Comentários